segunda-feira, 12 de março de 2012

compra de fim de semana - Bill Evans





A compra de Everybody Digs Bill Evans, que eu já tinha prometido a mim próprio que o faria há bastante tempo, deve-se a um motivo bastante redutor: a sua faixa nº 6.

Há vários meses atrás, ao fazer uma ronda pela caixa de três cds que celebram os 45 anos de existência do 5 minutos de jazz, de José Duarte, quando no segundo cd da caixa, deparo com uma peça de piano que me fez soltar um "eh láá!!" pela sua beleza. No folheto dizia que era de um pianista chamado Bill Evans e chamava-se Peace Piece.

Peace Piece é daquelas músicas que nos faz fechar os olhos e entra directo na alma. Minimal, suave, hipnotizante, sofisticada, plena de veludo e bonita até mais não e que por muito que eu a repetisse, ela nunca me cansava.

Decidi então (felizmente) comprar Everybody Digs Bill Evans por causa da peça Peace Piece, a tal faixa nº 6.
Mas para além da faixa nº6 e das restantes nove, este cd que tornou Bill Evans uma referência no jazz, tem uma outra característica que o marca: a sua capa.
Ela tem dedicatórias, com as respectivas assinaturas - que segundo se diz lhe terão causado algum embaraço - ao trabalho de Bill Evans vindas de génios do jazz como o trompetista Miles Davis, os pianistas George Shearing e Ahmad Jamal e o alto saxofonista Cannonball Adderley.

Quanto ao cd, vale mesmo a pena comprá-lo e ouvi-lo, não só pela tal faixa nº 6, o que por si só é um bom motivo, mas claramente pelo seu todo.


Sem comentários:

Enviar um comentário