sábado, 22 de setembro de 2012

uma música para o fim de semana - Jorge Fernando


Desespero atraiu-me logo da primeira vez que a ouvi. 
Atraiu-me a complexidade da letra, a elegante economia das notas da sua música e acima de tudo, por dar primazia a aquilo que mais define uma canção, a voz. Ou mais particularmente, as vozes.

É um fado. Sofisticado de sonoridade muito rica e invulgar, que incorpora em si outros géneros musicais. Um fado que soube dar um passo em frente, que quebrou estereótipos e soube escapar ao lado fácil, ligeiro e comercial que caracteriza o fado que se ouve nas rádios.

João Fernando é nome e voz consagrada no meio musical do fado. Autor e compositor, trabalhou vários anos lado a lado com Amália Rodrigues. 
Lançou no passado 10 de Setembro o seu trabalho mais recente Chamam-lhe Fado, onde se encontra o tema Desespero que lança o álbum.
Vai estar em concerto nos dias 5 e 6 de Outubro, respectivamente no Coliseu de Lisboa e Porto.

Desespero talvez seja uma das músicas em língua portuguesa mais interessantes que foram aparecendo por aqui, nos fins de semana da Esteira.

Embarquem na extraordinária letra e depois deixem-se ser guiados pelas grandes e bem distintas vozes de João Fernando, Virgul e Dino D'Santiago.


Desespero
O mar turva-se aos meus olhos 
porque o céu amua com a terra e entristece.

Desespero
Roça a minha fantasia
a língua da serpente e o meu céu não amanhece.

Rasga a sede do meu sonho 
toma-me em teus braços nos instantes do delírio.
Rasga o ventre do teu dono 
com a sinfonia nos compassos do martírio.

Salva-me, amor salva-me.
Estrela sensual que o meu céu seduz.
Amor salva-me, vem e salva-me.

Olhar tropical
que ao meu olhar dá luz.


Bom fim de semana :)




Sem comentários:

Enviar um comentário