sábado, 30 de novembro de 2013

uma música para o fim de semana - Ludovico Einaudi



A semana que acaba hoje foi agreste. 
Foi dura, física e mentalmente. Sinto um grande vazio na minha cabeça.

Preciso daquela paz que regra geral só a música consegue transmitir. 
Fechar os olhos, abrir as asas do espírito e partir para onde quer que elas me levem. Não preciso de vento para partir. Preciso de música.

Preciso de música que me faça sorrir levemente pela sua tranquilidade e pela sua elegância. Preciso que ela me leve para sítios bonitos.
Que me leve para as estrelas e que possa guardar as mais bonitas nas minhas mãos, me leve para o topo das montanhas e esticando os meus braços eles fiquem pintados de azul céu e os pés de branco neve. Me leve para onde de olhos fechados possa ver o sol a nascer e a pôr-se. 

Para sítios onde haja liberdade, espaços abertos. Abrir os braços e sentir os fiapos das nuvens que estão à minha volta na ponta dos meus dedos, sentir no rosto o ar deslocado pelo passar das asas de uma ave, ouvir o sussurrar dos segredos da água a passar nas margens do rio e que ela conta a quem só a entende.

Preciso de música que me faça saborear as cores do Outono e a quietude dos dias frios do Inverno. Que me faça abrandar a torrente desordenada e inquieta dos meus pensamentos, que restaure o meu equilíbrio interior.
Que com ela possa segurar a grande Lua como se fosse um pequeno berlinde.
Que transforme os grandes incêndios que ardem em mim e os torne em pequenas e agradáveis brasas que aconchegam, confortam e dão força.

Há pessoas muito especiais que souberam e sabem fazer tudo isto através de uma pauta de música. Escrevem poesia que não é declamada, mas sim tocada, onde a voz se torna desnecessária.
O compositor e pianista italiano do qual sou um grande admirador e que fez 58 anos no passado 23 de Novembro, Ludovico Einaudi, é uma dessas pessoas iluminadas.

Nuvole Bianche (nuvem branca), a música para este fim de semana é um desses, um dos muitos, poemas que Ludovico escreveu em notas de música que nos levam para sítios belos, simples e elegantes.
Tal e qual como gosto, tal e qual como preciso.


Bom fim de semana :) 





3 comentários:

  1. Carla... tem coisas que nao explicamos mas, a primeira vez que ouvi essa musica, estava meditando, e começei a chorar..de alegria.. uma paz e euforia desmedida..
    Nao sei explicar..talvez pq nao exista explicação para meu entendimento. Só sentimento.:)

    ResponderEliminar
  2. Carla... tem coisas que nao explicamos mas, a primeira vez que ouvi essa musica, estava meditando, e começei a chorar..de alegria.. uma paz e euforia desmedida..
    Nao sei explicar..talvez pq nao exista explicação para meu entendimento. Só sentimento.:)

    ResponderEliminar