sábado, 24 de maio de 2014

uma música para o fim de semana - Nelson Cascais


Gosto muito do contrabaixo. Numa formação de jazz, quando ele não está sinto a sua falta.
No nosso pequeno rectângulo há pelo menos três contrabaixistas de "peso": Nelson Cascais, Carlos Barreto e o mais conhecido internacionalmente, Carlos Bica, a viver na Alemanha.desde 1994.

Apesar dos três gostar mais de Carlos Bica, para este fim de semana, escolho o benjamim deles, o "mais caseirinho" Nelson Cascais.

O saxofonistas norueguês, Jan Garbarek, disse que foi quando ouviu, o também saxofonista John Coltrane que soube o que iria fazer na vida.
O mesmo aconteceu com Nelson Cascais. Na sua página ele afirma que quando ouviu o contrabaixista Charles Mingus a tocar o tema Pithecanthropus que algo mudou nele e decidiu tornar-se contrabaixista de jazz.

É sábado. Está sol com algumas nuvens e não há pressa.
Escolho Yiulia para este fim de semana. É do álbum Guruka, o terceiro de Nelson Cascais. Foi lançado em 2009.
Nesta gravação estava com o seu quinteto, para além dele próprio, tinha Pedro Moreira no saxofone tenor, André Fernandes na guitarra, Iago Fernandez na bateria e um dos grandes senhores do piano português e que muito gosto, João Paulo Esteves da Silva.

Particularmente (e propositadamente) neste tema, o quinteto reduz-se a um trio. O trio mais clássico do jazz: piano, bateria e contrabaixo.

Yuliya, representa o tipo de jazz contemporâneo que mais gosto. Sereno, um pouco introspectivo talvez, mas descontraído, .
Bom para um sábado, meio soalheiro, meio nublado. Sem pressas, a altura ideal para ouvir bom jazz nacional.


Bom fim de semana :)





Sem comentários:

Enviar um comentário