sábado, 8 de novembro de 2014

um música para o fim de semana - No Project Trio (Timbuktu sessions)





São três grandes senhores do jazz português, numa formação clássica do trio de jazz liderada pelo piano com um contrabaixo e bateria na secção rítmica.

Dois dos músicos já passaram pelos palcos da Esteira - João Paulo Esteves da Silva no piano e Nelson Cascais no contrabaixo. O terceiro que aparece pela primeira vez é João Lencastre na bateria. 

Escolhi este tema para este fim de semana, porque das famosas sessões Tibuktu, os estúdios de Lisboa onde foram gravadas as sessões de improvisação do No Project Trio, a quarta é a que mais atrai.

É também a mais acessível, a mais linear e mais bonita. Gosto da sua simplicidade, da ausência de experimentalismos, de rápidos e intensos fraseados por parte dos três instrumentos. 
Não há pressa. Os músicos tocam, conversam e dialogam no ritmo que lhes apraz. Deste diálogo resulta um jazz simples e límpido. 
O piano tem a parte de leão. A bateria e o contrabaixo discretamente, mas eficazmente, fazem o suporte rítmico ao piano. 

Para este fim de semana deixem-se ir embalados no jazz. Enlevem-se nele. Vamos com ele e ele connosco. Dar e receber.
Sintam a sua tranquilidade. Envolvam-se na sua atmosfera protectora que vos isola durante uns minutos do ruído e agressividade do exterior.
Se chover, pensem na chuva como um imaginário quarto instrumento, um trio que por uns momentos passa a quarteto.
Se estiver sol (muito pouco provável) pensem nele como uma luz ambiente que à semelhança do rei Midas confere tons dourados às notas que fluem dos instrumentos.


Bom fim de semana :)






Sem comentários:

Enviar um comentário