sábado, 13 de dezembro de 2014

uma música para o fim de semana - Caixa de Pandora



A Caixa de Pandora é a famosa caixinha que foi aberta pela primeira mulher que apareceu no mundo, Pandora, segundo a mitologia grega. Ela foi criada a pedido de Zeus, pelo deus Hefesto, o deus do fogo.
A ela foram dados os dons da sedução, sensualidade, da beleza, da curiosidade e dissimulação.

Movida pela curiosidade, Pandora, tendo ordens de Zeus para a não a abrir, acaba por o fazer.
Quando Pandora a abre, tal como Zeus esperava, a fome, a morte, a doença, intriga, o ódio e restantes males que se encontravam fechados na caixa, libertam-se e assolam as vidas dos homens.

Mas bem no fundo caixa, estava escondida um pequeno, mas poderoso dom. A Esperança.

Graças a Pandora, para além dos males que ainda hoje nos afligem, os homens em contrapartida acabaram também por receber este dom, que por estar no fundo caixa e ter sido a última a sair, diz-se também que é a última a morrer.


Se pensarmos na portuguesa Caixa de Pandora deste fim de semana, não encontramos definitivamente males, mas encontramos, não uma, mas três grandes esperanças. Cada uma com o seu instrumento e no seu todo pela música que tocam.

Rui Filipe é o pianista da Caixa e é também o seu compositor, Cindy Gonçalves com o violino e Sandra Martins violoncelista e que ainda dá umas sopradelas no clarinete e na flauta.

O seu primeiro trabalho saiu em Outubro de 2014. O que significa que está a dar os seus primeiros passos em direcção ao público português que espero sinceramente que os saibam aplaudir.

O trio toca de uma maneira muito envolvente. Teias de Seda é isso mesmo. Uma daquelas músicas que tal como um rendilhado xaile trazem conforto mas não abafam.
Ela possui aquele toque de magia que nos alheia do mundo e leva-nos para o vazio onde ficamos a pairar. Só assim. Só em silêncio. Só a ouvir. Poesia.


Bom fim de semana :)





Sem comentários:

Enviar um comentário