sábado, 21 de março de 2015

uma música para o fim de semana - Cordis


Ele estava a ouvir-me com atenção, na sua gíria, diria que era "escuta activa".
Os seus olhos são de uns azuis muito bonitos que inspiram confiança e de vez em quando levava o cachimbo à boca soltando lentamente pequenas baforadas de fumo aromático.

Eu dizia-lhe que se eu mandasse no tempo, acabava com a Primavera e com o verão. As estações do ano passariam a ser: Outono, Inverno, Outono, Inverno.

Sabia que eu tenho um ódio de morte e uma repulsa visceral ao verão. Que o sol veranil deprime-me e tudo aquilo que ele representa.
A canícula, sol intenso, luz excessiva, praias invadidas, noites mal dormidas, multidões para onde quer que nos viremos, trânsito, caos, toda a gente a ir para o mesmo lado, para o mesmo sítio, pessoas a chamarem-se umas às outras aos gritos.
Ausência de sossego, de paz, de música.
Eu defendia tanto o Outono quanto abominava o verão.

A Primavera era para mim o tapete que anuncia a entrada do verão como uma campainha avisa a chegada das visitas, o que a tornava tendencialmente pouco amigável.

Sorriu, porque tudo aquilo tinha-lhe atravessado a memória. Recordava-se disso, porque poucas semanas antes, convictamente e de uma forma inabalável eu tinha desfiado à frente dele um longo rosário de queixas contra o verão.
Bastante menos visceralmente que eu, também ele não gostava do verão, mas defendia fortemente a sua estação eleita. A Primavera, o começo de tudo.

Baixou o braço que segurava o cachimbo até o cotovelo rasar a cintura e numa voz calma, pausada, bem soletrada e com os seus olhos azuis disse-me:
- Já pensou que sem a Primavera, não tinha Outono? Que outra estação lhe dá as folhas que tanto gosta de ver cair no Outono? Que outra estação lhe proporciona as cores que depois se transformam nos tons outonais que tanto o deliciam?

Fui apanhado em contra-mão. Sem capacidade de contra-argumentar.
Desse dia para a frente a sequência ideal de estações, passou a ser: Primavera, Outono, Outono e Inverno.

Ontem celebrou-se a chegada da Primavera. A tal estação que torna possível o Outono, tornou-se bastante mais tolerável para mim.
A música para este fim de semana é dedicada a ela.

Cordis é um duo de um piano (Paulo Figueiredo) com uma guitarra portuguesa (Bruno Costa).
O projecto Cordis existe desde de Setembro de 2008.
O seu objectivo é uma fusão muito curiosa de música clássica com os fados de Coimbra.

O tema que tocam não podia deixar de ser dedicada à Primavera - Canção de Primavera.


Bom fim de semana :)




Sem comentários:

Enviar um comentário