sábado, 5 de março de 2016

uma música para o fim de semana - Jorge Palma & Sérgio Godinho (Juntos)


Por si só, cada um deles, vale a pena assistir a um concerto, ouvir a infinidade de álbuns compostos e tocados por uma imensidão de anos dedicados à música, ouvir vozes que se conhecem à primeira inspiração do ar.

Por si só, cada um deles, têm músicas que marcaram uma determinada altura da nossa da vida sem que nos tenhamos apercebido.
E inevitavelmente haverá uma música preferida nossa que não tenha pelo menos um dos dois nomes, mesmo que não o saibamos.

Por isso, quando Jorge Palma e Sérgio Godinho em Maio de 2015 se juntaram pela primeira vez em Juntos, um álbum gravado ao vivo no concerto no Theatro Circo de Braga, a música nacional ficou em alvoroço.
Dificilmente se consegue imaginar uma dupla, ao contrário do que se procura, tão provável e ainda mais desejável que estes dois cantautores,

O histórico, a ironia, a subtileza do jogo das palavras de cada um deles é imenso. Sem eles, a música nacional seria tão padronizada e monótona como um chão forrado a tijoleira da mesma cor.
Tocaram e cantaram as canções que eram um do outro, para passarem a ser que fossem de qualquer um deles, e sem que nos importássemos consigo, porque a essência de cada uma delas, o significado, a memória de cada uma manteve-se inalterada. Mantiveram-se iguais a elas próprias qualquer que fosse a voz que a cantava.

Este é o grande mérito de Juntos. As canções deixaram de ser de um e passaram a ser dos dois.
E para quem as ouve, quem é o seu dono, o seu pai, é igual ao litro. São sempre grandes canções, enoooooormes canções.

É o caso do Espalhem a Notícia de Sérgio Godinho e do Bairro do Amor de Jorge Palma sublimemente unidas numa só canção dos dois.


Bom fim de semana :)





Sem comentários:

Enviar um comentário